quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Fundamentos da programação javascript na unity parte 1

Pecebi que os tutoriais anteriores exigiam um certo conhecimento de programação,então resolvi criar essa série de tutoriais pra ensinar um pouco dos fundamentos da programação na unity 3d com javascript.

  • Javascript não é java e não tem quase nada parecido com java
É bom deixar isso bem claro porque os iniciantes se confundem muito com esses conceitos.

  • Qualquer linguagem da unity tem o mesmo poder
Todas a linguagens de script(c#,boo,js) possuem a mesma velocidade e em um jogo o resultado final usando qualquer uma delas sempre dará no mesmo,use a linguagem que te deixa mais confortável(até e projetos grandes cada membro da equipe pode gostar de linguagens diferentes).
Agora vamos começar com o tutorial:

  • Variáveis
Um conceito bem importante é o de variável,variáveis são objetos onde nós podemos armazenar valores,por exemplo crie um script coloque um nome qualquer a ele e o insira na câmera,abra o editor de códigos e digite isso:

var a:int=5;
function Update () {
Debug.Log(a);
}


Na linha var a:int=5; nós declaramos o valor 5 a variável "a" que é do tipo inteiro(por isso o :int)
Depois de colocar o script na camera toque o jogo pra ver no que dá:

O comando Debug.Log faz com que o valor de a apareça na telinha cinza.Se você quiser pode mudar o valor de a no editor,clicando na câmera e mudado o valor da a como a imagem mostra:

Existem vários tipos de váriaveis como float(valores não inteiros),string(textos),GameObject(game objects).
Essa foi a primeira parte,na segunda parte aprenderemos sobre funções,até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário